PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Vacinação contra Covid-19: Paraná espera receber cerca de 200 mil doses na próxima semana, diz Governador

Foto: Giuliano Gomes/PR Press

 

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou na terça-feira (16) que espera que o Ministério da Saúde envie para o estado uma nova remessa de aproximadamente 200 mil doses de vacinas contra Covid-19 na próxima semana. "Acredito que 200 mil doses, que dá 100 mil pessoas, porque acaba sendo duas doses para cada pessoa", disse o governador. Desde que a distribuição de imunizantes começou, o Paraná recebeu 538.900 doses. Como a vacina precisa ser aplicada duas vezes em cada pessoa, a quantidade é suficiente para imunizar pouco mais de 2% da população do estado.

A última remessa, de 147 mil doses da Coronavac, foi recebida em 7 de fevereiro. Até terça-feira (16), segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 266.874 doses tinham sido aplicadas, sendo que 257.305 são referentes à primeira dose e 9.569 são da segunda aplicação.


Falta de doses

Enquanto novas doses não chegam ao estado, a vacinação corre risco de ser interrompida para novos públicos. Segundo o governador, o problema de falta de doses é geral. "A gente gostaria que fosse diferente, mas não tem vacina pro volume que o mundo precisa", afirmou.

Segundo Ratinho Junior, governadores participarão de uma reunião com o Ministério da Saúde na manhã desta quarta-feira (17) para esclarecer informações sobre outras remessas. Em Curitiba, a prefeitura informou que o estoque atual é suficiente para vacinar idosos com 85 ou mais até sexta-feira (19). Para vacinar outras faixas etárias, segundo a administração municipal, seria necessário receber novas doses. A falta de vacinas não interrompe a aplicação das segundas doses naquelas pessoas que já começaram a ser imunizadas.

"A agilidade e prosseguimento nas demais fases deste processo depende diretamente do recebimento de mais doses", afirmou o prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) nas redes sociais na terça-feira (16). Greca disse que mandou uma carta à presidência da República pedindo um cronograma de envio de doses para que o planejamento de vacinação seja assegurado nas cidades. "Nós temos capacidade para vacinar até 15 mil pessoas por dia, mas a velocidade de imunização dos Curitibanos depende da organização e distribuição pelo Ministério da Saúde das doses do imunizante", disse Greca.


As informações são do Portal G1 Paraná

Nenhum comentário: