PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277


segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

ARTIGO - Confira as notas políticas regionais

Prefeito de Flórida, Emerson Sette, que foi eleito com mais de 61% dos votos, nem tomou posse direito e já trabalha firme na prefeitura local. Já começou a fazer um levantamento detalhado da situação do município e já tem agendas em Curitiba para começar o trabalho pela sua cidade. Com certeza será um dos destaques neste primeiro ano de mandato na região da Amusep. 
IDADE NOVA 
Parabenizar meu amigo, Elias Cesar, vereador na cidade de Itambé, pelo seu aniversário no dia de hoje, 04 de janeiro. Ele que voltou para câmara municipal depois de 4 anos ausentes já vem mostrando toda sua articulação política em busca de recursos para o seu município. 
EXEMPLO 
Ex-Prefeito de Nossa Senhora das Graças, Chico Maratta apresentou no último dia 31de dezembro um balanço final de sua gestão e mostrou que deixou em caixa para o próximo gestor mais de 2 milhões de reais, isso mostra toda sua seriedade e capacidade de gestão pública frente ao executivo local. 
GESTÃO FISCAL 
Mesmo com todas as dificuldades de arrecadação em 2020, o Paraná se manteve no rol dos estados com “selo de bom pagador” pelo Tesouro Nacional. Isso permitiu ao governo estadual captar recursos no mercado com a garantia da União, possibilitando assim a contratação de taxas de juros mais vantajosas. A boa gestão fiscal e financeira, garantiu a assinatura do maior financiamento já realizado pelo Estado: R$ 1,6 bilhão, junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal.
PRESSIONADOS
Uma pandemia em plena ascensão, com pressão crescente por leitos de UTI e sem uma data ou plano claro de vacinação para a população na maioria das cidades brasileiras. Comércio, escolas e serviços parcial ou totalmente fechados por causa da crise sanitária, fim do auxílio emergencial, desemprego crescente e pouco dinheiro em caixa para dar conta de tudo. Esse panorama de tempestade perfeita coloca uma verdadeira bomba-relógio no colo dos prefeitos eleitos que assumem ou deram início ao segundo mandato nos executivos municipais no dia 1º.
CONFIRMADA Como já era esperado, o vereador Mario Hossokawa venceu mais uma eleição para continuar na presidência do legislativo maringaense. Contou com os votos da maioria absoluta e com certeza irá dar continuidade ao bom trabalho que já realizou nesses últimos seis anos.
LUTO E COMOÇÃO Tristeza em Novo Itacolomi com a morte do ex-vereador "Chiquinho", que exerceu o cargo durante cinco mandatos e infelizmente faleceu infectado com o corona vírus. A família já havia sepultado a mãe dele há uma semana, também por Covid-19. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. 
COTADO 
Líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, o deputado paranaense Ricardo Barros (PP) voltou a ser cotado para assumir o Ministério da Saúde, em substituição ao general Eduardo Pazuello. Pazuello é alvo de críticas de assessores do próprio presidente Jair Bolsonaro, por ter apostado em uma só vacina contra o Covid-19.
OBRAS 
Para os primeiros meses de 2021, na cidade de Maringá é esperado o início das obras dos viadutos do Contorno Norte, já contratados em licitação pelo município. E também é previsto o início da reforma do Terminal Rodoviário, também contratado em licitação. Entre obras particulares, há destaque para a conclusão do Hospital da Criança e das sedes de várias empresas no Parque de TI. Do Governo Federal há expectativa para a licitação das obras do Contorno Sul Metropolitano, que teve licitação adiada por duas vezes pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). 
RECUPERAÇÃO 
O índice Bovespa (IBOV), principal indicador da bolsa brasileira B3, surpreendeu os investidores e fechou o ano com alta de 2,92% aos 119017 pontos. Lembrando que o índice caiu quase 50% em março, chegando aos terríveis 63569 pontos. O otimismo é reflexo das expectativas da retomada econômica pós-covid, em especial, fortalecido pelo agronegócio, varejo, serviços, commodities e a indústria nacional. 
DESCANSO, MAS NEM TANTO 
Ex-prefeito de Kaloré, Washinton Silva, deixou a prefeitura no último dia 31, mas continua com sua articulação política. Ele que desfruta de grande prestigio com Presidente da Assembléia Legislativa do Parana, deputado estadual, Ademar Traiano, agora trabalha de forma regional para levar recursos aos municípios do vale do ivai. 
ÚLTIMA 
Nesta semana não teremos o Todo Poderoso Timão em ação, mas o destaque serão os dois jogos da libertadores da América envolvendo equipes brasileiras. Terça teremos River Plate x Palmeiras, meu palpite, a equipe argentina vence por 2x0 e na quarta o Santos recebe o Boca Juniors e será derrotado por 1x0. Informações de Daniel Mattos, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: