PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

VACINAÇÃO - Apucarana terá vacinação por “drive-thru” neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde alerta os pais sobre a campanha de vacinação contra a poliomielite que terá três pontos de drive-thru em Apucarana neste sábado. Os pontos de imunização irão funcionar das 8h30 às 16h30 horas, no estacionamento do Ginásio de Esportes Lagoão, e em frente às unidades básicas de saúde do Jardim Colonial (Avenida Aviação) e do Jardim Ponta Grossa, na Rua Emiliano Perneta.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. A meta de vacinação é de cerca de 6 mil crianças até o dia 30 de outubro.

O secretário de saúde, Roberto Kaneta, afirma que o Paraná deu início à campanha nacional de vacinação uma semana antes que o restante do Brasil. “Agora, neste sábado, nós estamos intensificando a vacinação contra a pólio e pedimos a atenção dos pais para que levem seus filhos para vacinar”, assinala Kaneta.

De acordo com o secretário, o Brasil está correndo o risco da reintrodução do vírus causador da poliomielite. “Vários países já têm casos confirmados de paralisia infantil dentro deste novo ciclo. Isso causa muita preocupação na saúde pública, considerando que a paralisia infantil é uma doença grave que além da paralisação dos membros, principalmente os inferiores, também causa a paralisação do músculo respiratório. A única forma de prevenção é a vacina”, orienta Kaneta.

MULTIVACINAÇÃO – Paralelamente à vacinação contra a poliomielite, em âmbito estadual e nacional, também está em andamento uma campanha de multivacinação, visando à atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. “A multivacinação será de forma seletiva, já que só irão tomar as vacinas crianças e adolescentes que ainda faltam completar as doses”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

Estão sendo ofertados vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, como a BCG, que previne as formas graves de tuberculose; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10 , contra a pneumonia meningite e otite; meningocócica C e ACWY, que previne contra meningites; tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; vacina HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da hepatite A e hepatite B e ainda a vacina contra a febre amarela.

Tanto a vacina da pólio, como as da multivacinação estão disponíveis nas 26 unidades que possuem sala de vacinas, no horário das 8 às 16 horas e os pais ou responsáveis devem levar junto a carteira de vacinação e o Cartão Nacional do SUS da criança. As duas campanhas serão realizadas simultaneamente e se estenderão até o dia 30 de outubro.

Noticias Apucarana

Nenhum comentário: