PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

APUCARANA - Exame preventivo e mamografia mobilizam 17 UBSs neste sábado


A intensificação aos cuidados da saúde da mulher dentro da Campanha Outubro Rosa em Apucarana vai ganhar um grande reforço neste sábado (10). Dezessete Unidades Básicas de Saúde (veja quadro abaixo) vão abrir de 8 às 13 horas realizando vários atendimentos ao público feminino de seus respectivos bairros.

A oferta de serviços pode variar de UBS para UBS, mas todas realizarão o exame preventivo do câncer do colo do útero e farão encaminhamento para mamografia. O atendimento em dia e horário especial nas UBSs é a estratégia encontrada pela prefeitura, através da Autarquia Municipal de Saúde, para dar oportunidade a mais para as mulheres cuidarem da saúde.

O mutirão de preventivo e encaminhamento para mamografia que vinha acontecendo de forma ininterrupta nos últimos anos não pode ser realizado devido à pandemia do novo coronavírus. O protocolo de prevenção da Covid-19 recomenda distanciamento social e evitar aglomeração.

“Não poderíamos deixar de cuidar mais de perto da saúde das mulheres neste Outubro Rosa. Por isso, as ações vão se concentrar nas Unidades de Saúde. Neste sábado, teremos boa parte das UBS atendendo, mas no dia 31 de outubro a mobilização em torno dos atendimentos vão acontecer em todas as nossas UBSs. Será um grande dia voltado à prevenção e aos cuidados da saúde das apucaranenses”, afirma o prefeito Junior da Femac.

Junior da Femac afirma que as mulheres exercem cada vez mais protagonismo em muitos setores. “Na área de confecções, por exemplo, elas ocupam entre 70 e 80% dos postos de trabalho gerados neste setor. Queremos que elas ampliem o seu protagonismo e, para isso, necessitam de um cuidado deferenciado no tocante à saúde”, frisa Junior da Femac.

O diretor-presidente da AMS destaca que a programação do “Outubro Rosa” está sendo realizada visando à segurança das mulheres atendidas e também dos profissionais de saúde. “Apucarana tem se destacado no nível de conscientização sobre os protocolos de enfrentamento ao coronavírus e, com relação à campanha do Outubro Rosa, não será diferente. A programação é desenvolvida tomando todos os cuidados, como o distanciamento social, uso da máscara e do álcool gel”, observa Kaneta.

Além das duas datas especiais num dia de sábado, 10 e 24 de outubro, a programação do Outubro Rosa tem garantido as mulheres atendimentos também à noite. Cada UBS tem seu cronograma dos atendimentos noturnos que estão sendo amplamente divulgado nos seus respectivos bairros de atuação.

Confira no link abaixo as UBSs que participarão da coleta de preventivo e encaminhamento para mamografia neste sábado, dia 10, entre 8 horas e 13 horas.


* UBS ELAYNE MAZUR (JARDIM INTERLAGOS)


* UBS VALDECIR PAULA (JARDIM DAS FLORES)


* UBS MARCOS MASCARO (NÚCLEO PARIGOT DE SOUZA)


* UBS WALTER LAZARINI (DISTRITO PIRAPÓ)


* UBS RAUL CASTILHO (NÚCLEO JOÃO PAULO)


* UBS EUNICE PENHARBEL (RESIDENCIAL SUMATRA)


* UBS ANTONIO SACCHELLI (JARDIM COLONIAL)


* UBS ANA MARIA PEPATO (JARDIM TRABALHISTA)


* UBS LEOPOLDO HARTWIG (VILA NOVA)


* UBS MARIA DO CAFÉ (JARDIM PONTA GROSSA)


* UBS TAKAITI MYADI (NÚCLEO DOM ROMEU)


* UBS BOLIVAR PAVÃO (JARDIM AMÉRICA)


* UBS EROS PACHECO (NÚCLEO AFONSO CAMARGO)


* UBS ROMEU MILANI (CENTRO)


* UBS PEDRO BARRETO (VILA REIS)


* UBS MIOJI KOGURE (JARDIM ACLIMAÇÃO)


* UBS OSVALDO DAMIM (JABOTI)

Nenhum comentário: