PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

terça-feira, 13 de outubro de 2020

APUCARANA - Ação do Outubro Rosa no sábado realiza 225 exames preventivos e 141 agendamentos para mamografia


Foram realizadas 225 coletas para exame preventivo do câncer do colo do útero e 141 agendamentos para mamografia. Esse é o balanço da ação realizada no último sábado pela Autarquia Municipal de Saúde dentro da programação da Campanha Outubro Rosa.

Com atendimento exclusivo para as mulheres, dezessete Unidades Básicas de Saúde abriram sábado passado, entre 8 horas e 13 horas, oferecendo um dia e horário alternativo para as apucaranenses cuidarem da saúde. Claudenice Soares, de 50 anos, moradora da Vila Regina aproveitou a oportunidade para fazer o preventivo. “Fazia dois anos que não fazia esse exame porque não conseguia ir até a unidade de saúde por causa do trabalho. O exame preventivo é uma necessidade para toda mulher e não podia deixar passar essa chance. A saúde acerta muito fazendo esse tipo de atendimento num sábado”, avalia Claudenice.

Rosa Moura de 61 anos, moradora no Loteamento Sanches dos Santos, diz que tem o hábito de fazer o exame preventivo sempre nas campanhas oferecidas pela saúde. “Aos sábados é mais tranqüilo para gente e não descuido porque se a doença for descoberta no começo fica mais fácil a cura. Conheço gente que já teve câncer colo do útero e na mama. A pessoa sofre muito. É muito triste”, afirma Rosa.

O prefeito Junior da Femac reforça o apelo para as mulheres realizarem o exame preventivo do câncer do colo do útero e a mamografia. “Quem não buscou o atendimento no último sábado, não perca tempo e busque a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa que estão com horários alternativos à noite para atender você mulher apucaranense”, conclama o prefeito.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, por sua vez, reforça o alerta para mulheres realizarem o preventivo e a mamografia apresentando dados estatísticos da doença na cidade. “Um problema de saúde pública, o câncer do colo do útero vitimou 26 mulheres em Apucarana em 2019, das quais 6 vieram a óbito. Quando aos casos de câncer de mama, 2019 registrou 68 casos em Apucarana, que resultaram em 14 óbitos”, informa Kaneta.

Notícias Apucarana

Nenhum comentário: