PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

PESQUISA - Pessoas que roncam têm mais chances de morrer de covid-19, diz estudo

Um estudo realizado recentemente pela Universidade de Warnick, no Reino Unido, revelou que pessoas roncam possuem até 3x mais chances de morrerem por complicações da Covid-19. A pesquisa foi publicada nessa segunda-feira, 14, pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS). 

A relação estaria na chamada apneia obstrutiva do sono. A condição causa, além do ronco, engasgo e obstrução temporária das vias aéreas durante o sono, por conta de um relaxamento nos músculos da garganta. Os cientistas britânicos realizaram a revisão de 18 pesquisas que tratam sobre a doença.

O problema é mais comum entre pessoas que apresentam outras comorbidades, como diabetes, obesidade ou hipertensão, justamente o perfil de pacientes mais propensos a desenvolverem um quadro mais grave de coronavírus.

Segundo a bioquímica Michelle Miller, uma das autoras do estudo, é possível que a Covid-19 afete as vias da bradicinina, que controlam a pressão arterial e provocam o aumento do estresse oxidativo. A doutora lembra que, em pacientes com apneia obstrutiva do sono, tais mecanismos já estão consideravelmente afetados.

“Quando você tem indivíduos nos quais esses mecanismos já foram afetados, não seria surpreendente que a Covid-19 os afetasse mais fortemente”, afirmou, em entrevista a AAAS.

Nenhum comentário: