De acordo com o médico pediatra Luiz Carlos Busnardo, a baixa umidade do ar e demais agravantes do clima na região neste momento afeta à saúde provocando dificuldade respiratória, surgimento de secreção nas narinas, catarro no peito, além de tosse. Sem contar o desencadeamento de crise de asma, rinite alérgica, faringite e sinusite.
Enquanto o clima não ajuda, o médico Busnardo recomenda medidas preventivas para livrar à população desse problema de saúde. “A principal dela é a boa hidratação, consumindo uma quantidade de água bem acima do normal do que a pessoa está acostumada. Manter uma alimentação saudável, baseada em frutas verduras e legumes. Evitar alimentos gordurosos e industrializados. Evitar atividade física desgastante, ou seja, aquela leva a uma exaustão. Vale lembrar que a atividade física moderada é protetora e indicada”, orienta Busnardo.
No caso específico das crianças, Busnardo recomenda evitar permanência excessiva ao sol, mesmo quando freqüentando uma piscina e manter o calendário de vacinação em dia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual de umidade do ar ideal deve estar em um nível igual ou superior a 60%, esse índice em Apucarana ontem (15) estava em 37%.
Notícia Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário