PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

APUCARANA - Comitê de Planejamento do Retorno às Aulas realiza a primeira reunião em Apucarana


Foi realizada em Apucarana, na última sexta-feira (18), a primeira reunião do Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas no contexto pós-pandemia. O encontro online contou com a participação da secretária de educação, Marli Fernandes, do secretário de saúde, Roberto Kaneta, do superintendente de saúde, Emídio Bachiega, e de representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social, da Secretaria Municipal da Fazenda, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, dos Diretores e Coordenadores Escolares, dos Professores e dos Pais de Alunos.

De acordo com a secretária de educação, Marli Fernandes, não existe ainda uma data prevista para a retomada das atividades letivas presenciais em Apucarana. “A reabertura das escolas só acontecerá depois que recebermos a autorização da Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR), tendo em vista que a segurança dos alunos, professores e servidores é a prioridade. Nesta primeira reunião, o comitê enfatizou a discussão sobre a busca ativa dos alunos que não têm acompanhado regularmente as aulas remotas, transmitidas pelo aplicativo Google Classroom e também pelo canal televisivo aberto 11.3,” disse.

O secretário de saúde, Roberto Kaneta, ressaltou que a 16ª Regional de Saúde encontra-se atualmente na bandeira laranja, com risco moderado de transmissão do Coronavírus. Apucarana registrava 36 óbitos e 1.223 casos confirmados da doença até domingo (20/9).

“A nossa maior preocupação em relação à retomada das aulas presenciais é que, apesar de serem menos afetadas, as crianças podem ser vetores propagação do Coronavírus. Muitas delas convivem com os avós e pessoas do grupo de risco em suas casas. Não é o momento de baixarmos a guarda da prevenção,” declarou Kaneta.

Segundo a representante dos diretores escolares, Neucione Prado de Oliveira, a preocupação com a saúde é compartilhada pelas famílias. “Eu tenho conversado com muitos pais de alunos nos últimos dias. A maior parte deles diz que não mandará seus filhos para a aula se as escolas reabrirem neste momento. Eles preferem aguardar um pouco mais, até que a curva de transmissão do Coronavírus diminua. É um ponto importante para o comitê analisar,” afirmou.

Já a representante dos pais de alunos, Aline Pereira de Carvalho, parabenizou a Autarquia Municipal de Educação pela qualidade das aulas que os alunos vêm recebendo por meio do aplicativo Google Classroom e da televisão. “Apesar de estarmos vivendo um período atípico, que pegou a todos de surpresa, a qualidade da aprendizagem não caiu. Comparado com o que os municípios vizinhos têm feito, Apucarana está bem à frente no ensino remoto,” disse.

Participaram ainda da primeira reunião do Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas, Ana Carolina Morais de Souza Scandalo, Fábio Henrique Silva de Souza, Jacqueline Cristiane de Oliveira, Meire Terezinha de Brito, Polyane Denobi, Silvia Aparecida Boschini Licheski e Tercilia de Brito Silva. Um novo encontro está agendado para esta semana.

Notícia Apucarana

Nenhum comentário: