PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Começa o novo período de monitoramento da dengue no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou nesta terça-feira o primeiro boletim do novo período sazonal da dengue no Estado. O monitoramento terá sequência até julho de 2021, com dados notificados pelos municípios, acompanhados pelas Regionais de Saúde e analisados e publicados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental, vinculada à Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde. 

O informe inicia o período com 79 novos casos confirmados, em 29 municípios. São 484 notificações e 350 casos em investigação. Segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, se prolifera inclusive no inverno, por isso a recomendação de eliminação dos criadouros é válida para o ano todo. Além da dengue, o Aedes aegypti transmite zika, chikungunya e a febre amarela urbana. 

A transmissão das doenças se dá pela picada do mosquito fêmea infectado. Ivana ressalta que hoje 90% dos criadouros estão nos quintais e ambientes internos, por isso a necessidade de estar atento e eliminar esses focos. Existem quatro tipos de vírus de dengue no Paraná. Cada pessoa pode contrair a infecção provocada pelos diferentes sorotipos e a imunidade é gerada após a contaminação por cada um. A reincidência da dengue pode agravar os sintomas, podendo desenvolver a forma grave da doença. 

 Agência Estadual de Notícias do Paraná

Nenhum comentário: