PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

terça-feira, 14 de julho de 2020

Regional de Saúde de Apucarana se destaca no enfrentamento do Covid-19

O relato das ações de enfrentamento integrado da Covid-19 entre os municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde (16ª RS) foi selecionado na iniciativa do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que visa promover à divulgação de experiências exitosas de combate a pandemia.  Ao ser selecionada, a experiência da regional de saúde de Apucarana está habilitada para concorrer ao Prêmio APS Forte no SUS de 2020.
A estratégia regional integrada de enfrentamento à pandemia da Covid-19 foi organizada em conjunto pela 16ª RS e Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (CRESEMS), com o apoio do Conselho Estadual de Secretários de Saúde (COSEMS). O êxito das ações pode ser medido pela 16ª RS estar entre as cinco regionais de saúde com o menor índice de incidência da Covid-19 no Paraná. O Estado possui 22 regionais de saúde.
Um vídeo institucional, gravado hoje na sede da 16ª RS, demonstrando a experiência regional exitosa no enfretamento da pandemia, será publicado no site oficial e demais redes sociais do Ministério da Saúde e da Opas. Participaram da gravação o chefe da 16ª RS, Altimar Carleto; a apoiadora do COSEMS-PR, Luana Tironi; os secretários municipais de Apucarana Roberto Kaneta, de Arapongas Moacir Paludetto Junior, de Jandaia do Sul Elza Maria Ferraz, e de Marumbi Juliana Ferreira Canassa Campitelli; além das enfermeiras da regional de saúde Edinalda de Moura e Edileuza Nardi.
Lembrando que a experiência da regional de Saúde de Apucarana foi selecionada entre mais de 4 mil inscrições de experiências da APS (Atenção Primária à Saúde) no país, neste enfrentamento da COVID, a apoiadora do COSEMS, Luana Tironi, destaca as principais estratégias de enfrentamento regional do novo coronavírus. Entre elas está a criação do Comitê Organizativo de Emergências (COE), que tem a finalidade de discutir as ações que devem ser desenvolvidas pelos 17 municípios da regional de saúde.
“Também estão entre as estratégias, a educação permanente para os profissionais da atenção primária da saúde para atuar com essa nova realidade de pandemia e a elaboração de um Manual de Recomendações, como orientações de fluxos e protocolos de atendimento. O manual tem sido trabalhado com as equipes técnicas municipais para que todos tenham alinhamento do processo de trabalho enquanto região. Isso proporciona troca de experiência e um processo de educação permanente”, informa Luana.
O chefe a 16 RS, Altimar Carleto, observa que a regional de saúde de Apucarana teve seu trabalho escolhido pela Opas para ser exemplo para o país e até para as Américas. “É um trabalho sobre a governança regional para o enfrentamento da Covid-19, executado pela regional de saúde, mas com a união de todos os municípios da nossa região e o apoio do CRESEMS e COSEMS. Todos juntos, numa só força, participaram da definição de estratégias que tiveram um resultado altamente positivo, no sentido das orientações, recomendações, tendo como foco principalmente a atenção básica e a rede de urgência e emergência”, avalia Carleto.
Para o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana e presidente do CRESEMS da 16ª RS, Roberto Kaneta, a administração do prefeito Junior da Femac, tendo o município de Apucarana como pólo regional de saúde, “tem valorizado a governança regional, que nesta pandemia dá suporte aos municípios menores nas questões do rastreamento, diagnóstico, isolamento, distanciamento e realiza de forma racional a utilização do serviço de saúde para situações emergenciais da síndrome respiratória aguda grave.”
O prefeito Junior da Femac assinala que, em Apucarana, o enfrentamento da pandemia do Coronavírus vem sendo feito com muita seriedade, planejamento e trabalho. “Criamos o Pronto Atendimento do Coronavírus, que atende rápido e monitora diariamente centenas de pessoas. No início de abril baixamos o decreto obrigado o uso de máscara e distribuímos 170 mil peças; também entregamos 48 mil frascos de sabonete líquido”, lembrou Junior, acrescentando que Apucarana vem influenciando o combate ao vírus no Vale do Ivaí.


Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário: