PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Polícia Civil alerta sobre perfil 'homem Pateta' que incentiva crianças ao suicídio

A polícia civil emitiu um alerta na última semana sobre a ação de diversos perfis de "Homem Pateta" que estariam interagindo com crianças e adolescentes pelas redes sociais com o intuito de induzi-las à automutilação, ao suicídio e até mesmo ao envio de fotos com conotação sexual.
Os criminosos utilizam fotos de uma versão sinistra do personagem infantil Pateta para espalhar mensagens de terror e desafios perigosos. “Trata-se de uma figura infantilizada e ao mesmo tempo sombria cujo objetivo é causar espanto”, afirma o delegado Luiz Felipe Rosado, da Delegacia de Repressão a Crimes na Internet (DRCI).
Segundo o delegado, nenhuma denúncia referente ao caso foi registrada no Brasil até o momento. A mãe de uma vítima teria notificado às autoridades no Paraná de que seu filho estaria recebendo mensagens do perfil em uma rede social. Porém, após a conversa ter sido interceptada pelos responsáveis, o perfil da vítima foi apagado e não foi possível formalizar a denúncia.

“É preciso que a conta seja mantida para saber quando foram realizados os acessos e para confirmar e confrontar essas informações”, afirma Rosado.

De acordo com Spencer Sydow, presidente da Comissão de Direito Digital da OAB-SP, as denúncias podem ser realizadas na própria plataforma de rede social, por meio de um advogado ou diretamente em uma delegacia especializada em proteção à criança e ao adolescente.
Sydow afirma que não é necessário apresentar provas para solicitar um boletim de ocorrência, mas garante que a conduta agiliza o processo judicial. Para coletar as evidências, é preciso se dirigir a um cartório para que seja feita uma "notarização de tela".

Nenhum comentário: