PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Municípios devem intensificar estratégias de vacinação

A Secretaria da Saúde do Paraná, por meio da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, está intensificando ações com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em todo o Estado. Nesta semana, as 22 Regionais de Saúde foram orientadas para apoiarem os municípios em estratégias de vacinação extramuros, ou seja, fora das unidades de saúde, em locais mais amplos e arejados, evitando a formação de filas e aglomerações, de acordo com as regras de prevenção e controle do novo coronavírus, segundo o secretário Beto Preto.
Ele lembrou que o Paraná passa pela campanhas de imunização contra a gripe e o sarampo, e tem também a oferta de outras vacinas para crianças, adolescentes, adultos e gestantes, que previnem doenças graves e que podem evitar internações e mortes. Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, várias estratégias podem ser desenvolvidas para promover a vacinação. 
Ela citou de exemplo de parcerias com empresas, associações, realização de drive thru, dentre outras formas de levar a vacina até às pessoas. A campanha de imunização contra o sarampo, que está na segunda etapa, apresenta hoje o registro de 254.974 doses aplicadas. Porém, a meta estipulada é de vacinar quatro milhões e 900 mil pessoas entre 20 a 49 anos, de acordo com a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Vera Rita da Maia. 
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também segue até o dia 30 de junho. Neste momento, a cobertura vacinal do Paraná está em 82,52%. Vera Lucia explicou que a recomendação do Ministério da Saúde para os Estados é de 90% de cobertura para cada grupo prioritário. Os detalhes sobre as outras vacinas disponíveis, calendário de imunização e ações nesta área podem ser conferidos em saúde.pr.gov.br.  


 Agência Estadual de Notícias do Paraná

Nenhum comentário: