PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

terça-feira, 19 de maio de 2020

Secretaria aponta queda da incidência de dengue no Paraná

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) avalia que a taxa de incidência da dengue no Paraná apresenta queda nas últimas quatro semanas. Segundo boletim divulgado pela secretaria nesta terça-feira (19), 20 municípios do Paraná que estavam em situação de alerta ou epidemia não apresentaram novos casos autóctones (aqueles adquiridos dentro da cidade) nesse período.
Estão dentro dessa análise os municípios de Santo Antonio do Sudoeste, Corumbataí do Sul, Xambrê, Diamante do Norte, Nova Aliança do Ivaí, Tamboara, Itaguajé, Ivatuba, Nossa Senhora das Graças, Santa Inês, Uniflor, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Centenário do Sul, Miraselva, Porecatu, Sertanópolis, Leópolis Diamante D´Oeste e Arapurã.
Alguns desses municípios como Nossa Senhora das Graças e Santa Inês na região noroeste do Paraná já apresentaram incidência de até 10,5 mil casos a cada 100 mil habitantes, mas nas últimas quatro semanas não tiveram nenhum casos autóctones de dengue.
O município de Nossa Senhora das Graças, por exemplo, na região Noroeste, com cerca de 4 mil moradores, atingiu no período acumulado, a incidência proporcional a 10,5 mil casos por 100 mil habitantes. Há quatro semanas a cidade não registra casos autóctones de dengue.

“O Paraná ainda está em epidemia da doença e o trabalho da Vigilância Epidemiológica é constante nas 22 Regionais de Saúde, apoiando todos os municípios em ações de prevenção e controle. Esses números demonstram que o trabalho efetivo de campo vem dando resultado”, alertou ao secretário de Estado Saúde, Beto Preto. O levantamento ainda mostrou que outros 176 municípios do Paraná apresentaram queda em seus índices de incidência da dengue.

NOVAS SETE MORTES PELA DENGUE NA ÚLTIMA SEMANA

O boletim da Sesa ainda apontou que mais sete pessoas morreram pela dengue na última semana no Paraná. O acumulado desde agosto do ano passado aponta 139 mortes totais pela doença. Esses óbitos foram registrados entre os meses de março e abril e estavam sob investigação da Sesa. Todas vítimas eram idosos e dos seguintes municípios:

Dois homens em Cambará, sendo um com cardiopatia e 72 anos e outro de 77 anos com hipertensão;
Homem de 79 anos de Paiçandu e portador de hipertensão e diabetes;
Homem de 85 anos de Bandeirantes, sem fatores de risco;
Mulher de 88 anos de Alto Piquiri e portadora de hipertensão;
Homem de 92 anos de Marialva com cardiopatia, diabetes e hipertensão;
Homem de 92 anos de Astorga, sem fatores de risco.
Desde o início da contabilização em agosto do ano passado, 180.340 foram contaminadas pela dengue no Paraná, sendo 12.633 somente na última semana.



Paraná Portal 

Nenhum comentário: