A Secretaria Municipal de Saúde de Marilândia do Sul vem através dessa nota esclarecer alguns fatos a respeito da munícipe que testou positivo para o Covid-19
O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda, concedeu entrevista nesta semana ao repórter Wellyngton Jhonis, comentando sobre o caso confirmado de Covid-19 na cidade e prevenções que estãos endo adotadas com relação a doença. Vejam a nota da prefeitura municipal: "A paciente esteve no estado de Santa Catarina por 35 dias, devido a problemas de saúde de um familiar e neste período apresentou alguns sintomas relacionados ao Covid-19, procurando assim o atendimento médico em uma unidade de saúde no mesmo estado. Após o atendimento, foi colocada em quarentena, sendo avaliada diariamente pelos profissionais de saúde da unidade, só retornou para o nosso município após o médico que a atendeu dar alta, fato que aconteceu após a paciente ter cumprido toda quarentena no estado de Santa Catarina e não apresentar mais sinais e sintomas da doença.
Seu retorno para o município de Marilândia do Sul ocorreu no dia 21 de abril e após dois dias, procurou atendimento médico em rede particular, onde foi solicitado o exame na tentativa de detectar o vírus (pois como não havia sido realizado exame em Santa Catarina, ela queria saber se havia tido ou não a doença). Assim, no dia 02 de maio, foi liberado o resultado do exame feito em rede particular, que positivou.
A Secretaria de Saúde de Marilândia do Sul, tendo ciência do caso, tomou as devidas providências, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, realizando a notificação do caso junto a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA/PR) e também a realização de testes rápidos em familiares mais próximos, que testaram negativo para o Covid-19.
Em contato com a 16ª Regional de Saúde, a secretária de saúde municipal foi informada de que, diante de todo o período em que a paciente esteve reclusa e com a ausência de sinais ou sintomas característicos do Covid-19, ela encontra-se curada e sem a possibilidade de transmissão do vírus.
Secretaria de Saúde de Marilândia do Sul" destaca a nota,
Marilândia do Sul, 05 de maio de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário