PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Secretaria de Saúde nega suspeita de Coronavirus em Jacarezinho

Não existe caso suspeito ou confirmado de Coronovírus em Jacarezinho. É o que afirma categoricamente uma nota do departamento municipal de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde enviada à imprensa nesta sexta-feira (28) desmentindo os boatos que apontavam para uma suposta situação de aparição da doença no município. 
A origem dos boatos está ligada ao retorno de uma jovem que esteve na Itália no período de 01 a 15 de fevereiro e que desembarcou no Brasil com tosse, embora sem outros quaisquer outros sintomas que pudessem caracterizar um quadro de Coronavírus. No dia 19 a jovem chegou a Jacarezinho e logo a situação foi informada ao município e também à 19ª Regional de Saúde. Como a única alteração de saúde constatada era a tosse, e que pode ter sido muito em virtude da  mudança entre o clima da Itália e do Brasil, sem haver outro sintoma, ambos os órgãos concordaram em descartar por completo qualquer possibilidade de contágio do Coronavírus. 
Vale destacar, porém, que a doença só foi completamente descartada após um período de isolamento domiciliar da jovem, que se manteve sem sinais de alteração no quadro de saúde.   
Entre outros, a nota afirma que “considera-se caso suspeito se um paciente apresentar todos os sintomas compatíveis com o Coronavírus (febre, tosse e dificuldade respiratória) e se houver histórico de viagens por lugares com transmissão local e/ou ter tido contato com pessoas contaminadas. Sendo assim, a Sesa descarta esse caso suspeito e reforça que a população e os profissionais de saúde adotem práticas de prevenção do novo vírus”. 
Entre as principais medidas a serem adotadas para evitar riscos gerais de doenças respiratórias, incluindo o Coronavírus, estão evitar o contato com pessoas que estejam com infecções respiratórias, lavar as mãos com frequencia, evitar contato com animais selvagens e animais doentes e, dentro do possível, evitar aglomerações e ambientes fechados. 

BALANÇO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná teve nove notificações de pacientes para o Coronavírus até esta sexta-feira. Um deles foi excluído, seis descartados e outros dois seguem em investigação. Em todos os casos os pacientes passaram por unidades de saúde após retornarem de viagens a outros países.
O Ministério da Saúde divulgou também nesta sexta-feira informações sobre cinco casos suspeitos. Porém, com os resultados dos exames do Laboratório Central do Estado (Lacen), três situações já são consideradas descartadas. Em dois casos, que buscaram atendimento em Curitiba, os resultados dos exames do Lacen foram negativos e as amostras foram enviadas nesta sexta-feira (28) para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro. O material deve ser recebido no sábado (29) e o prazo para a análise é de até 72 horas a partir do recebimento das amostras.
O resultado dos exames da paciente que foi notificada por Ponta Grossa indicou Rinovírus. A paciente de São José dos Pinhais teve resultado positivo para Influenza B e de Campo Largo o resultado apontou Influenza H3N2.

Fonte: Tribuna do Vale

Nenhum comentário: