PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

57 cães sob maus-tratos de policial aposentado são resgatados no Paraná

57 cães em situação de maus-tratos foram resgatados de um canil clandestino em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O tutor dos cachorros era um policial militar aposentado, de 67 anos, que foi preso em flagrante durante a ação da PCPR (Polícia Civil do Paraná), na manhã desta terça-feira (4). Conforme a polícia, o lugar estava em péssimas condições de higiene, sujo e com rastros de fezes e urina. Além disso, diversos animais estão com problemas de pele e um deles está sem um dos olhos.

“As condições de alimentação e hidratação muito precárias, além de um cheiro muito forte. É uma situação muito degradante. Impressionou muito o cão com a lesão no olho. Ele vinha, é carente, mas tinha medo porque talvez tenha sofrido agressão. Outros tinham vários com buracos no corpo, com larvas”, conta o delegado Matheus Laiola.
A operação surgiu a partir de uma denúncia anônima, que relatava maus-tratos a diversos animais em uma chácara. Contudo, a polícia ficou impressionada pelo número de cachorros no local. “A Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Pinhais está fazendo uma força-tarefa porque a gente não sabia o tamanho do lugar e a quantidade de animais”, completa Laiola.

CÃES ESTÃO PARA ADOÇÃO

Ao todo, os 57 cães resgatados no Paraná são de sete raças diferentes: Pastor Alemão, Yorkshire, Pequinês, Beagle, Poodle, Labrador e Golden Retriever. A expectativa é que todos sejam retirados do local até o final deste semana. Além disso, eles já recebem cuidados, como tratamento médico, feitos por uma equipe médica-veterinária da prefeitura do município.
“Estamos trabalhando intensamente para que lares temporários, ONGs e pessoas interessadas recebam esses animais e deem uma qualidade de vida melhor. Todos são animais de raça, então acreditamos que vá ter uma procura grande”, avalia Laiola. Quem se interessar, pode ligar no número (41) 3398 2697 e participar do processo de triagem feito pela prefeitura de São José dos Pinhais.

SUSPEITO NEGOU MAUS-TRATOS

O policial militar aposentado, detido pela polícia, negou que cometeu abusos contra os cães. Ainda há a suspeita que o idoso vendia alguns dos animais na internet, além de administrar um canil clandestino.
“O que mais impressiona era que era um sargento, que deveria dar exemplo. Ele está há anos nessa atividade criminosa, sem autorização do município. Ele negou durante a fiscalização e disse que condições precárias era de ontem para hoje porque não deu tempo de limpar. Mas, depois, ele acabou admitindo que houve uma negligência”, relata o delegado. Foram encontrados diversos apetrechos de canil, além do policial militar aposentado não apresentar qualquer documento sobre a atividade com os animais. Caso ele seja condenado pela prática de maus-tratos, o idoso pode pegar um ano de prisão mais multa.
Fonte: Portal Paraná


Nenhum comentário: