PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

A tragédia anunciada da dengue no Estado do Paraná

Enquanto o Coronavírus ganha as manchetes do mundo e já preocupa as autoridades sanitárias do Brasil aqui, no Paraná, enfrentamos um problema mais sério ainda que á a epidemia da dengue. Sete mortes e 11 mil pessoas infectados com a doenças, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde nesta semana. Hoje a doença está em 198 municípios, sendo que 34 deles estão em epidemia e 26 cidades em situação de alerta. Se está ruim, pode piorar, porque o pico da doença poderá acontecer em março e a previsão não é nada otimista. A doença pode aumentar em números nada desejáveis.
Parece que a população não dá ouvidos aos alertas das autoridades de saúde e contribui para que o bicho se alastre e provoque tragédias, como a que estamos vivenciando. Quem deve combater primeiramente a proliferação do mosquito que transmite a doença são as autoridades sanitárias dos municípios. Mas, pelos números da doença em todo o Estado, nos parece que há negligência neste combate.
Em Paranavaí, cidade que está em estado de alerta, o prefeito mandou prender pessoas que não contribuem para evitar a proliferação dos focos do mosquito que causa a dengue. O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.
Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE

O governo alerta: vem aí a dengue 2. O tipo 2 ocorre quando o indivíduo é infectado pelo segundo sorotipo do vírus, que é considerado um dos mais agressivos. Após uma infecção, o paciente obtém imunidade contra o sorotipo pelo qual foi infectado, mas permanece suscetível aos outros três. O sorotipo 2 do vírus da dengue está se espalhando em vários estados do País. Leia o artigo e saiba identificar os sintomas da dengue bem como os sinais mais severos, revela o Laboratório paranaense Ilab.

Fonte: Portal Paraná

Nenhum comentário: