PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 8812-5277

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Hoje é dia de Santos Reis; Conheça a história

A festa popular representa a viagem dos Três Reis Magos até Belém para encontrar o Menino Jesus.
A Folia dos Reis é comemorada no dia 6 de janeiro e encerra um ciclo de festas que começa na noite de Natal. A festa, também conhecida como Terno dos Reis ou Santos Reis, celebra a viagem dos três Reis Magos à Belém para adorar o menino Jesus. A folia começa no Natal, a data em que os reis teriam recebido a mensagem do nascimento. A Folia dos Reis é originária de Portugal, onde é conhecida como Festa dos Rapazes.
Na tradição popular, os foliões e músicos passam de casa em casa pedindo dinheiro e presentes para a festa do dia 6 de janeiro: “Eles chegam tocando sanfona e violão/Os pandeiros de fita carregam sempre na mão/Eles vão levando, levando o que podem/Se deixar com eles, eles levam até os bodes”, escreveu Márcio Leonardo na canção “Hoje é Dia dos Santos Reis”, eternizada por Tim Maia no disco lançado em 1971. Atrás dos foliões vão os palhaços fazendo estripulias. Eles representam os soldados de Herodes que tentavam desviar os Reis Magos do destino.
Tradição religiosa marcante – A Folia de Reis é uma das tradições religiosas mais marcantes na região norte do Paraná. Desde os primeiros minutos da madrugada de 25 de dezembro, as companhias de Folia de Reis saem em caminhada pelas casas entoando cânticos de louvor ao Menino Jesus. A louvação remonta a viagem dos Três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belchior) ao encontro de Jesus Cristo, através da Estrela de Belém. A beleza da Folia de Reis está na musicalidade cantada em versos por vários músicos que tocam diversos instrumentos, tais como, violão, violino, cavaquinho, tambores e sanfona, dentre outros.

Fonte: Estadão Conteúdo

Nenhum comentário: