PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 9626-2009

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

MARINGÁ - Saúde recomenda exame das mamas anualmente para mulheres a partir de 50 anos

O combate ao câncer de mama é ação constante da Secretaria de Saúde. Na busca pelo diagnóstico precoce e a prevenção da doença, é recomendado que as mulheres a partir dos 50 anos realizem anualmente o exame. Segundo dados da Saúde, as cinco clínicas conveniadas ao município realizaram até agosto deste ano 6.833 exames de mamografia, resultando em 221 mulheres com indício da doença. Em 2018 foram realizadas 9.801 mamografias, com 195 suspeitas.  O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, atrás do de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mulheres acima dos 50 anos podem agendar o exame na Unidade Básica de Saúde (UBS) em que estão cadastradas. A solicitação é feita por enfermeiros, sem a necessidade de atendimento médico. Leva entorno de 20 dias para que se realize a mamografia. A duração do exame é de cerca de 15 minutos e o resultado é encaminhado à UBS para análise médica. Mulheres com menos de 50 anos que apresentem alguma suspeita, como nódulos ou dores na região da mama, também podem realizar o exame, mediante recomendação médica. Basta que a paciente procure a UBS em que está cadastrada e agende a consulta, marcada de acordo com o tempo médio de cada unidade. Se necessário, as pacientes são encaminhadas para o serviço oncológico, realizado nos hospitais de referência no município (Santa Rita e Hospital do Câncer).

Em 2018, Maringá registrou 46 óbitos por câncer de mama, sendo 23 casos de mulheres com 65 anos ou mais, 10 com 55 a 64 anos, 9 casos entre 45 e 54 anos e 4 mulheres de 25 a 34 anos. Este ano foram 38 mortes. A faixa etária com mais mortes é acima dos 65 anos, com 14 casos. O câncer de mama corresponde a cerca de 29% de novos casos a cada ano no Brasil. 

A orientação é de que as mulheres também façam o autoexame para identificar a presença de caroços, vermelhidão, inchaços, entre outros. Campanhas como o Outubro Rosa são realizadas para incentivar que as mulheres se autoexaminem e busquem profissionais em caso de suspeita ou histórico familiar. Durante todo o mês serão realizadas atividades de prevenção (programação em anexo).

Saiba mais

Secretaria de Saúde - Coordenação Saúde da Mulher: (44) 3218-3162

Nenhum comentário: