href="https://1.bp.blogspot.com/-6gy4glK0nPk/XHGyQlw1tUI/AAAAAAADRDg/g44NPL06wLs5iJ6w2ILCd_7b2dAUxF7iACLcBGAs/s1600/na-chapa-restaurante.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;">
PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 9626-2009
Curta nossa página no Facebook e receba as atualizações de todas as notícias

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Apucarana recebe curso de especialização em saúde pública

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou hoje na 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, da aula inaugural do curso de especialização em Saúde Pública, ofertado pela Escola de Saúde Pública do Paraná, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).Com a proposta de qualificar servidores da rede pública de saúde estadual e municipal, o curso de pós-graduação conta com 46 alunos, sendo 34 de municípios da área de abrangência da 16ª RS, bem como das regionais de saúde de Maringá, Londrina, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Toledo, Telêmaco Borba e Ivaiporã. A proposta desta formação é contribuir para novas práticas, como o interprofissionalismo em saúde e organização do trabalho em saúde, alinhadas aos princípios e diretrizes do SUS.“A Escola de Saúde Pública do Paraná tem 54 anos e há 20 que não ofertava um curso na região de Apucarana. Os profissionais de saúde estão tendo a oportunidade de receber um curso de alto nível, com 380 horas aula, e nossa expectativa é de que resultem em grandes projetos de transformação da realidade, contribuindo para o processo de crescimento do SUS”, disse o secretário de saúde do estado, Beto Preto. “Nossa proposta aqui é promover o crescimento profissional dos servidores da saúde”, acrescentou Beto Preto.
Na avaliação do prefeito Junior da Femac, o fato da 16ª Regional de Saúde sediar um curso de especialização da SESA mostra a força de Apucarana na qualificação tanto de cursos profissionalizantes como de nível superior. “Esses profissionais estão atualizando seus conhecimentos para atender cada vez melhor essa demanda crescente da saúde. Obrigado Beto Preto por trazer esse curso para cá. Temos certeza que vamos colher frutos”, afirmou Junior da Femac. A aula inaugural teve como ponto alto a palestra de Rosa Maria Pinheiro Souza, representando a Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Osvaldo Cruz. Ela, que é doutora em saúde coletiva, coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública/RedEscola e vice-diretora da Escola de Governo em Saúde, abordou o tema “Educação Interprofissional em Saúde: uma estratégia potente para o fortalecimento do SUS”.A exemplo da coordenadora da Escola de Saúde Pública do Paraná, Cláudia Esquinazi, Rosa Souza destacou o acolhimento que a oferta do curso teve em Apucarana e o engajamento das autoridades em torno desta iniciativa. O curso será ministrado na sede da 16ª RS, com aulas duas vezes ao mês, por um período de um ano e dois meses.

Nenhum comentário: