PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 9626-2009

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Patrulha Escolar de Apucarana recebe “Moção de Aplausos”

Em comemoração aos 10 anos de serviços prestados a comunidade apucaranense, o 2º Pelotão da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária recebeu na tarde desta segunda-feira (04/12), Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Apucarana. A honraria, proposta pelo vereador Edson da Costa Freitas e aprovada por unanimidade dos vereadores, foi entregue ao 2º Tenente Renan Rodrigues do Prado, Comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.
Também receberam a homenagem os nove integrantes que compõem a Patrulha Escolar na cidade de Apucarana: subtenente QPM 1-0, Rogério da Costa de Souza, Comandante do 2º Pelotão da 4ª Cia/BPEC, 3º Sargento QPM 1-0, Camila Aniele Pinto, Sargenteante do 2º Pelotão da 4ª CIA/BPEC, 3º Sargento QPM 1-0, Toni César Mendes, Policial da Patrulha Escolar, 3º Sargento QPM 1-0, Ademir da Silva Matichen, Policial da Patrulha Escolar, Soldado QPM 1-0, Denise Tatiane Gaspar Neves, Policial da Patrulha Escolar, Cabo QPM 1-0, Valdemir Firmino Rafael, Instrutor Proerd, Cabo QPM 1-0, Elias do Nascimento, Instrutor Proerd e Geiley Aparecida Sartori, Instrutora Proerd.O vereador Edson Freitas parabenizou toda equipe da Patrulha Escolar. “Mais que uma equipe, uma parceira das escolas estaduais e municipais. Destaco a importância de todo o trabalho realizado por esses anjos da guarda em toda comunidade escolar de Apucarana e região”.Edson destacou a ação na resolução de conflitos que ocorrem nas escolas, intervindo e prevenindo nos atos de violência, ajudando, estendendo a mão, socorrendo diretores, professores, funcionários e principalmente alunos de toda realidade. “É belo e louvável. Este trabalho exercido com maestria é diferenciado dos demais realizados pela Polícia Militar. É um trabalho pedagógico e honroso e por essa razão ficamos muito felizes em homenageá-los, em garantir um pequeno reconhecimento diante de todo heroísmo que possuem”, afirmou o vereador. “A Patrulha Escolar Comunitária é imprescindível e valiosa não só em nossas escolas públicas como em nossas vidas”, completou.O Comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Tenente Prado, agradeceu a homenagem em nome de toda Patrulha Escolar.
“É um ano festivo para todos nós, completamos 10 anos de atividades e recebemos essa homenagem. Trabalhamos em Apucarana com os dois principais programas: Proerd, que temos há 18 anos em Apucarana, de prevenção às drogas e violência, formando mais de 20 mil alunos e, Patrulha Escolar que atua preventivamente nas escolas, realizando o policiamento, evitando ocorrências, fazendo palestras, mediação, entre outras atividades”.O Comandante agradeceu o reconhecimento da Câmara e da população de Apucarana. “Mais que companheiros, temos amigos. Juntos construímos uma estrutura forte para proteger nossos alunos. Agradeço minha equipe, que eu tenho a honra de comandar e que desenvolve aqui um grande trabalho”.PATRULHA ESCOLAR.Em 2004, foi lançado oficialmente em fevereiro a ““PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA”. Com o efetivo policial militar descentralizado pelo território paranaense, vinculados às Organizações Policiais Militares (OPMs) de área, responsáveis pelo comando operacional de suas atividades, uma Coordenação Estadual foi estruturada em dois setores: um de caráter político institucional ligado à Casa Militar da Governadoria e outro de caráter técnico operacional, vinculado diretamente ao Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná e composto por Oficiais e Praças da Corporação e uma representante da Secretaria de Estado da Educação (SEED). 2007/2008 – CRIAÇÃO DO BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA.No final de 2007, a Coordenação Estadual encarregada pelo gerenciamento do Programa, transformou-se em Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), através da Lei nº 15.745 de 20 de dezembro de 2007, atribuindo a esta nova unidade especializada missões de caráter eminentemente preventivos com vistas à segurança e a antecipação de fatos delituosos em sistema de parceria ativa com a comunidade escolar. Em 19 de março de 2008, foram editados dois decretos que regulamentaram a nova unidade: o primeiro (Decreto nº 2.348/08) efetivamente criando o BPEC e o segundo (Decreto nº 2.349/08) aprovando os Quadros de Organização da Polícia Militar do Paraná, dentre os quais o dessa Unidade. Atualmente o BPEC realiza o policiamento comunitário escolar nos principais municípios do Estado do Paraná, desenvolvendo dois programas principais: Programa Patrulha Escolar Comunitária (PEC), e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).O aniversário do Batalhão é comemorado no dia 19 de março, data do Decreto Estadual que cria a Unidade. Através do Decreto 9016, de 25 deSetembro de 2013, o Batalhão passou a ter o nome de seu idealizador, “Coronel Anselmo José De Oliveira”, falecido em 17 de junho de 2013.

Nenhum comentário: