PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 9977-1422

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

IVAIPORÃ - População faz exames preventivos contra câncer na Carreta do Sesi

A equipe do programa Cuide-se + Prevenção do Câncer do Serviço Social da Indústria (Sesi), que integra a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), iniciou os atendimentos, em Ivaiporã, nesta terça-feira, dia 15 de agosto, na Avenida Brasil, em frente a Pernambucanas, oferecendo exames de mamografia, papanicolau, próstata/PSA e de pele para quem tiver alguma evidência/mancha preocupante. O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, participou da abertura a convidou a população para se prevenir. “A administração municipal se preocupa com a saúde da população. Afinal, a saúde é o maior bem se pode ter. Por isso, a Prefeitura de Ivaiporã investe em prevenção”, declarou Miguel Amaral. O prefeito agradeceu à equipe do Departamento Municipal de Saúde pelo empenho e trabalho de conscientização e, especialmente ao presidente da Fiep, Edson Campagnolo, por atender ao pedido da Prefeitura de Ivaiporã e enviar o programa Cuide-se + Prevenção do Câncer. Segundo Miguel Amaral, a Fiep irá implantar o escritório de representação no piso térreo da Acisi (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã). 
A previsão é começar atender em setembro. Na carreta com consultório são realizados exames de mamografia em mulheres a partir de 40 anos; papanicolau em mulheres que tenham iniciado a atividade sexual e queiram fazer o exame; próstata/PSA com realização de exame de sangue em homens a partir dos 40 anos; e de pele para quem tiver alguma evidência/mancha preocupante. Este é um exame para análise visual de lesões pré-existentes, como manchas e feridas, e o objetivo é reconhecer se são lesões de característica oncológica, para definir encaminhamento para biópsia de pele quando necessário. Durante a abertura, a analista de relações de mercado do Sesi de Apucarana, Daniele Araújo, defendeu a importância de se prevenir contra o câncer, “porque se for descoberto na fase inicial há grandes chances se curar”. Daniele Araújo lembrou que se trata de uma parceria entre a Fiep, Sesi e a Prefeitura de Ivaiporã. “Disponibilizamos 200 exames por dia. São 4 tipos de exames: câncer de pele, mama, próstata e colo do útero”, avisou a analista, avisando que pode contar sempre com o Sesi quando necessário. Em seguida, o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, agradeceu ao prefeito Miguel Amaral por se preocupar com a saúde da população, reforçando a importância de se prevenir. Pacientes elogiam atendimento -
 Valdelice Borges, que tem 70 anos, não perdeu a oportunidade. Às 09h00 ela aguardava para fazer exames de papanicolau e mamografia. “O atendimento da equipe é maravilhoso. É ótimo! Fiquei sabendo da campanha pelo rádio [Ubá] e vim me prevenir. Anualmente, faço exames. Fiz os recentes há 1 ano e 5 meses”, contou Valdelice Borges. A tecnóloga em radiologia do Sesi, Duany Domingues da Silva, atendeu a paciente Elenice Faria Correia Rocker, 51 anos, que fez exame de mamografia. “Não fazia há mais de 1 ano. O atendimento da meninas da Carreta do Sesi e da tecnóloga em radiologia é muito bom. Por isso, acho que a população deveria vir se prevenir”, opinou Elenice Rocker. Quem também se preocupou com a saúde foi Nelsino Rocker, que realizou exames de PSA e de pele. “Costumo me cuidar. Por isso, faço exames anualmente. Estava na Igreja Congregação Cristã e avisaram que a equipe da Carreta do Sesi estava em Ivaiporã, realizando exames”, contou Nelsino Rocker. Enquanto alguns realizavam exames, Monalisa de Paula e Patrícia Rodrigues (setor administrativo do Sesi) preenchiam mais fichas – maior parte de homens que demonstraram cuidados com a saúde. A vinda da carreta do programa Cuide-se + Prevenção do Câncer também integra o programa Saúde nos Bairros, lançado pela Prefeitura de Ivaiporã e coordenado pela médica veterinária Marcelle Mareze. A Praça Manoel Teodoro da Rocha, onde está a Carrera do Sesi, também compareceram vereadores, diretores municipais e o comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, major Laércio Sagati. Às 14h00 da terça-feira, os 200 exames disponibilizados estavam esgotados. Vale lembrar que diariamente são oferecidos 200 exames. A carreta ficará em Ivaiporã até o dia 18 de agosto.

Nenhum comentário: