PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 9977-1422

terça-feira, 6 de junho de 2017

IVAIPORÃ - Conselho de Administração da UEM conhece Campus de Ivaiporã

O Conselho de Administração (CAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), responsável pela aprovação e fiscalização da aplicação dos recursos e do cuidado com o patrimônio da instituição de ensino público, visitou o município Ivaiporã e participou de uma reunião no salão nobre, onde o diretor do Campus da UEM, Ricardo Carminato, projetou a estrutura do Campus de Ivaiporã, criado em 2010, explicou a realidade financeira, o que foi feito no Bloco I-01 e o que necessita ser realizado. Além disso, contou como é a parceria com a Prefeitura de Ivaiporã. Também participaram da reunião membros da Associação Amigos da UEM: Orlando Sanchez, Paulo Oliveira, Hulliam Costa, Luiz Silva e Silvestre Daufenbach; responsável pela controladoria do município, Sérgio Ribeiro da Silva; e vários acadêmicos do curso de Educação Física. Parcerias - A Associação Amigos da UEM foi criada, em 2014, por Miguel Amaral, que à época era vice-presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor); presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Marco Tadeu Barbosa; e pelo e o médico Willian Taguchi. “A Associação Amigos da UEM ajuda com promoção de eventos, visando angariar recursos, enquanto a Prefeitura auxilia na limpeza e manutenção Campus da UEM – além de ter doado a estrutura e terreno”, comentou Ricardo Carminato.  Segundo o diretor do Campus da UEM, a Prefeitura analisa a intenção de executar obra de pavimentação asfáltica em alguns trechos que cercam o Ginásio de Esportes Sapecadão, que se encontra em reforma. 
O conhecimento liberta, por isso, sempre defendo a importância do ensino superior”, afirmou o prefeito, que enalteceu o empenho da Associação Amigos da UEM. “Constantemente, são promovidos eventos com objetivo de arrecadar recursos para fortalecer o Campus da UEM de Ivaiporã, que beneficia a população do Vale do Ivaí”, declarou Miguel Amaral. Roberto Cuman, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UEM, agradeceu ao prefeito Miguel Amaral e à Associação Amigos da UEM pela luta em prol do Campus da UEM. Na ocasião, Huilliam Costa assegurou que o Campus da UEM é fundamental para Ivaiporã e a região. Por outro lado, Ângelo Aparecido Priori, que integra o Conselho de Administração da UEM, lembrou que onde há universidades a economia cresce pelo menos 30%. “A presença da universidade pública proporciona desenvolvimento e forma mão de obra qualificada. Portanto, podem contar com o Conselho de Administração”, disse Priori.
Visita causa surpresa - Após a reunião no salão nobre, Miguel Amaral e Ricardo Carminato convidaram os membros do Conselho de Administração para visitar o Campus da UEM, que se encontra em obras. Altair Bertonha, diretor do Centro de Ciências Agrárias da UEM, chegou à conclusão que a visita causou uma grande surpresa. “Em Ivaiporã, o prefeito Miguel Amaral e a sociedade são bastante motivados! Além disso, o Campus da UEM e o Ginásio de Esportes Sapecadão são grandes estruturas. Portanto, a somatória destes fatores levará Ivaiporã a ter uma série de outros cursos”, previu Bertonha. Por falar em cursos, quem se mostrou igualmente surpresa foi Cátia Mourão, diretora do Centro de Ciência Biológicas da UEM. “O que pudermos fazer em prol do Campus de Ivaiporã, como Conselho de Administração, podem contar conosco. Ivaiporã está de parabéns por tudo o que faz pela instituição, tanto a Prefeitura como a Associação Amigos da UEM”, reconheceu Cátia Mourão, que cogitou a possibilidade do Campus de Ivaiporã oferecer o curso de Biologia. “É uma questão de inserirmos no próximo edital da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Órgão do Ministério da Educação]. É importante para os futuros cursos de graduação. O curso de Biologia da UEM foi criado, em 2010, pelo decreto da Capes”, informou Cátia Mourão. A possibilidade foi comentada no Lado Ambiental Jardim Botânico, onde o Conselho de Administração finalizou a visita a Ivaiporã. O Campus da UEM de Ivaiporã oferece os cursos de Educação Física (integral), História (noturno) e Serviço Social (noturno).




Nenhum comentário: