PARA CONTATOS ADICIONE O EMAIL: studiowj@hotmail.com OU (43) 9 9977-1422

segunda-feira, 8 de maio de 2017

IVAIPORÃ - Programa Cultivando Água Limpa preserva recursos hídricos da região

A Prefeitura de Ivaiporã lançou o programa Cultivando Água Limpa, em 2015, que tem o objetivo de preservar os recursos hídricos da região e garantir o abastecimento de água para a população. O programa prevê a revitalização de nascentes e matas ciliares dos cursos de água do Rio Pindaúva, que abastece o município. Além disso, restaura áreas de Preservação Permanente das nascentes, readéqua estradas mestres e constrói micro-bacias. As medidas visam preservar a estabilidade geológica do município, cuidando da conservação da biodiversidade e da proteção do solo, além de contribuir para o abastecimento da Grande Bacia do Ivaí, que recebe água do Rio Pindaúva. Para aumentar a vazão dos rios e melhorar a qualidade da água, as nascentes também são revitalizadas com serviços de desassoreamento, que retiram excessos de entulhos e de terra que bloqueiam o fluxo da água. Depois, são construídas capelas de proteção das nascentes manualmente, com o objetivo de remover qualquer obstáculo que impeça a vazão do rio. Durante esse processo, são plantadas árvores produzidas pelo Departamento de Meio Ambiente, com a intenção de recuperar matas ciliares do entorno das nascentes da bacia.

“O programa Cultivando Água Limpa precisa ser expandido no Estado do Paraná”


O superintendente estadual da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Paraná, José Alexandre Ferreira, foi recepcionado pelo prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, na sexta-feira, dia 5 de maio, quando ambos falaram sobre saúde e meio ambiente. Durante a visita ao município, Ferreira conheceu o programa Cultivando Água Limpa.


O programa Consciência Ambiental lhe despertou interesse?
José Alexandre Ferreira – Vim a Ivaiporã, porque achei muito interessante o programa Consciência Ambiental, que seria lançado na sexta-feira, dia 5 de maio, mas foi adiado devido ao mau tempo. Mas fiz questão de permanecer na cidade e conversar com o prefeito Miguel Amaral sobre outros programas.

O programa Cultivando Água Limpa também lhe chamou a atenção?
José Alexandre Ferreira – Sem dúvida! O programa Cultivando Água Limpa precisa ser expandido no Estado do Paraná. A Funasa irá promover um encontro com os 26 superintendentes estaduais da Funasa, em Foz do Iguaçu, provavelmente em agosto, onde iremos debater sobre consumo responsável, preservação e melhoria da água. Por isso, vim conhecer o programa Cultivando Água Limpa, porque acho interessante mostrá-lo em Foz do Iguaçu e divulgá-lo nacionalmente.
Nesse sentido, convidei o prefeito Miguel Amaral e o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Jayme Ayres, para participar e apresentar o programa Cultivando Água Limpa, em Foz do Iguaçu. É uma forma de valorizar o programa, porque é muito bem desenvolvido.

Considera Ivaiporã exemplo de cidade bem cuidada?
José Alexandre Ferreira – Sinceramente, não conheço outra cidade com o porte de Ivaiporã com tanta beleza. Trata-se de uma cidade muito bem cuidada. Parabéns, população de Ivaiporã! A cidade está muito bonita. Percebe-se que a administração municipal é entusiasmada – bem como os servidores com os quais conversei. Eles são engajados em fazer o melhor pela população. É o que precisa para mudar a política do país. Ivaiporã é exemplo e deve ser divulgada no país.

Como superintendente estadual da Funasa irá partilhar a experiência vivida em Ivaiporã com outros prefeitos?
José Alexandre Ferreira – Tenho contato com todos os prefeitos do Estado Paraná e irei partilhar os bons exemplos que Ivaiporã oferece. E, a partir do evento em Foz do Iguaçu, Ivaiporã será exemplo no Brasil.

Durante o encontro com o prefeito Miguel Amaral também debateu acerca de praças temáticas que estão em estudo em Ivaiporã?
José Alexandre Ferreira – O prefeito Miguel Amaral contou que está em estudo o projeto de praças temáticas e achei interessante. Por isso, tenho caminhos para ajudar a concretizar o projeto por meio do deputado federal Alfredo Kaefer [PSL/PR], que é meu parceiro de trabalho em Brasília. Portanto, iremos ajudar o município de Ivaiporã na questão financeira para executar o projeto, que é inovador.

Aproveito para deixar um abraço à população de Ivaiporã e peço que se esforce para ajudar a manter a cidade limpa e bem cuidada. Afinal, a equipe administrativa está muito bem intencionada. 

Nenhum comentário: